TCU desmente Bolsonaro e diz que não fez relatório sobre mortes por Covid-19.

Da Redação, com O Globo:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
O presidente Jair Bolsonaro, após evento no Ministério da Saúde Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/01-06-2021
O presidente Jair Bolsonaro, após evento no Ministério da Saúde Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/01-06-2021

BRASÍLIA — O Tribunal de Contas da União (TCU) desmentiu o presidente Jair Bolsonaro e afirmou que não fez um relatório que apontasse que 50% dos óbitos atribuídos à Covid-19 no Brasil no ano passado não foram causados pela doença.

"O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid', conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", disse o TCU, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira.

De manhã, durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro falou que estava divulgando "em primeira mão" a informação sobre o suposto relatório, que teria sido divulgado "há alguns dias". 

— Em primeira mão para vocês. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. E ali o relatório final, não é conclusivo, mas em torno de 50% por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar, vamos divulgar hoje aqui.

O Palácio do Planalto foi procurado para explicar a origem da informação, mas não respondeu até o momento. Desde o início da pandemia de Covid-19, no ano passado, Bolsonaro já questionou diversas vezes os números de óbitos pelo novo coronavírus, mas nunca apresentou evidências.

Postado por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-07/06/2021 

Postar um comentário

0 Comentários