A programação foi dividida em dois blocos, mediados pela professora e historiadora Cláudia Vicente. O primeiro abordou sobre “Democracia e paridade de Gênero: Como garantir políticas públicas de redução das
desigualdades entre mulheres e homens, tendo como participantes Maria Paula Latache, advogada e coordenadora do curso de Direito da UNIFACOL; Jérémie Faucon, cônsul-adjunto e chefe de Chancelaria do Consulado Geral da França em Recife; e a senadora Simone Tebet, em formato remoto.
Após apresentação da peça Vitória, preserva tua história!, do grupo Máquina Teatral, foi a vez do segundo bloco discutir sobre “Os desafios da representatividade feminina nos espaços de poder”. As participantes foram a vice-governadora eleita, Priscila Krause; a professora e pós-doutora em Feminismo Africano, Valdenice Raimundo; a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing; e, de formato remoto, Kátia Lobo, presidente nacional do MDB Mulher.
O encontro discutiu a importância da participação feminina na política e também escutou as demandas com o objetivo de construir mandatos embasados nas principais necessidades das mulheres. “Esse é o momento de nós mulheres ocuparmos espaços de poder e decisão. A gente tá aqui hoje para conversar e debater. Para mim, é um dia de muita alegria e satisfação. Eu sei que para que a gente alcance esses objetivos vamos precisar lutar bastante, mas eu sei que a gente tem força para isso e eu estarei lá no Congresso Nacional representando todas as mulheres e os homens, para que todos juntos possa fazer a diferença”, destacou Iza Arruda.
Além do encontro, Vitória de Santo Antão também recebeu a exposição nacional itinerante em comemoração aos 90 anos do voto feminino no Brasil, que tem curadoria de Ana Prestes. O Instituto Histórico e Geográfico do município foi o primeiro local que recebe a exposição que detalha o processo de conquista do voto e algumas outras conquistas de mulheres importantes para a história e cultura do país. “Neste quase um século, muitas mulheres fizeram história, inclusive aqui de Vitória, como Martha de Hollanda. Muita coisa a gente tem para conquistar, mas a gente precisa conhecer essa história para avançar mais”, afirma Ana Prestes.
O evento também contou com a presença do senador Fernando Dueire (MDB), do prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), da vice-presidente do MDB Mulher em Pernambuco, Priscila Ferraz, da presidente do grupo Mulheres do Brasil em Pernambuco, Roseana Faneco, além de vereadores, representantes da sociedade civil e demais lideranças.
Fonte: BLOG DO ELIELSON
Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-17/12/2022
0 Comentários