felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Na manhã e tarde dessa quarta-feira (15/02), alunos da escola José Batista de Souza em Vertente do Lério, tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre à tradição cultural momesca de sua cidade. A convite da direção da unidade escolar, o cidadão Severino *BI*, um dos organizadores do bloco do Zé Pereira, esteve levando informações de como surgiu o brinquedo carnalesco na cidade.
Ao perfilar pelas principais vias da cidade, na noite do sábado de Zé Pereira, o bloco carnavalesco passa aos foliões uma magia e aguça a curiosidade dos de todos, no sentido de querer descobrir quem é o mascarado, o qual desfila montado no lombo de um jumento.
De acordo com Severino, conhecido “BI”, como acontece todos os anos, eles se concentram nas imediações da Erem Justa Barbosa de Sales, no Loteamento Santo Valdi, e por volta das 19h30 seguem pelas ruas da sede do município, acompanhados de uma orquestra de frevo.
O bloco do Zé Pereira surgiu a mais de 75 anos, e o BI já sustenta a batuta ao lado de Nego Mutema, durante aproximadamente 40 anos.
Atualizando às 21h42
O evento EJBS FOLIA, previsto para acontecer na manhã desta quinta-feira (16/02), foi cancelado em virtude do falecimento da mãe de uma das funcionárias da escola. De acordo com a nota de esclarecimento divulgada pela equipe gestora, haverá aula normal e eles estão estudando a possibilidade de remarcar uma nova data para realização do evento.
Escrito por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-15/02/2023
0 Comentários